Dia sem Pressa | 2022 | 5a edição | Do bem estar ao bem viver: Desacelerar é para todos/as/es!
Em 2022, o Dia sem Pressa chega à sua 5a edição e será realizado no sábado, dia 10 de setembro, em parceria com a 3a edição do Vila Buarque Solidária.
Durante todo o dia, vamos ocupar a praça com atividades gratuitas para pessoas de todas as idades.
O Vila Buarque Solidária acontece sempre na Praça Rotary (centro de São Paulo), onde está localizada a Biblioteca Monteiro Lobato.
O objetivo do encontro é povoar o território, sensibilizar as pessoas para questões locais, incentivar a ocupação cidadã dos espaços públicos do bairro e deixar legados para promover a melhoria da convivência no espaço.
Estes são ideais alinhados com o Dia sem Pressa e o DesaceleraSP, que buscam promover consciência, experiência e convivência para construir uma vida mais desacelerada na cidade.
Convidamos você a contribuir com a campanha de financiamento coletivo para viabilizar a 5ª edição do Dia sem Pressa.
Sua contribuição faz o Dia sem Pressa acontecer
Confira as modalidades de contribuição e as recompensas
PROGRAMAÇÃO
Programação
A Rede DesaceleraSP oferece quatro atividades no evento:
10h às 11h: Yoga para famílias (Biblioteca Monteiro Lobato)
11h às 12h: Oficina Identificação de Árvores da Praça (Marquise)
12h às 14h: Oficina de Tingimento Vegetal (Espaço 2)
15h às 17h: Mesa da biodiversidade – Degustação de alimentos brasileiros em extinção (Marquise)
Confira a programação completa:
VIVÊNCIAS
até 11h30 Futebol na quadra
10h às 11h Yoga para a família
10h às 14h Brincadeiras de Rua com educadores(as) do Sesc Consolação
10h30 às 12h Danças Circulares
12h às 13h Jogos e recreação orientada
OFICINAS
10h às 13h Mediação de leitura e oficina de marcadores de livros
10h às 14h Bordando um projeto de bairro acolhedor para todos
11h às 12h Identificação de Árvores da Praça
12h às 14h Oficina de Tingimento Vegetal
14h30 às 16h30 Montagem de Composteiras para pequenos espaços
Mandalas: a boca da alma
15h às 17h Mesa da Biodiversidade
E MAIS…
10h às 11h Literatura Espalhada – distribuição de livros
10h às 13h Consultório na Rua – atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade
10h às 17h30 Traquinagem da Bruxinha
Exposição Bicentenário da Independência do Brasil
10h às 18h
Feira Ofício
Recebimento de doações: livros, agasalhos e alimentos não perecíveis
12h às 17h30 Venda de Orgânicos – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Venda de composto orgânico para plantio com Central dos Movimentos Populares
INTERVENÇÕES E APRESENTAÇÕES
13h30 Carnaval na praça com o bloco Cecílias e Buarques
15h Bonequeiras com Instituto Espaço Arterial
16h A Esmola Cantada e o Samba Chula “Raízes” de Acupe com Mestras Sambadeiras de Acupe, Dona Zilda, Dona Tonha,
rezadeira Rosália e Mestres Sambadores Elcinho e Nuca
17h Sarau Bodega do Brasil
Um pouco de história
O Dia sem Pressa é o primeiro festival da cultura slow do Brasil! Em 2018, a iniciativa DesaceleraSP realizou seu primeiro evento com o convite São Paulo precisa de uma pausa e reuniu mais de mil pessoas,coletivos, projetos, organizações e iniciativas que se conectam com o movimento.Contando com uma campanha de financiamento coletivo, essa ação reverberou no encontro de muitas pessoas que vem buscando desacelerar na cidade grande.
No ano de 2019, nos tornamos uma rede robusta e potente envolvida na construção da segunda edição do evento. Ambos os anos (2018/2019), o local que sediou nossa programação foi a Unibes Cultural e sua realização era planejada para o mês de setembro, na virada da primavera. E, novamente, com o apoio de campanhas e colaborações dessa rede já formada, pudemos oferecer um dia com inúmeras possibilidades de relaxamento, pausa, presença e troca (de forma gratuita). O tema, dessa vez, foi Consciência, convivência, experiência e mais de 2 mil pessoas de todo o Brasil passaram pelo nosso evento. Foi grandioso e histórico esses encontros!
Em 2020, por conta das medidas de isolamento social, a terceira edição do Dia sem Pressa, foi o dia sem telas, uma convocação para pensarmos na pausa e nas convivências necessárias diante do excesso de interações mediadas por tecnologias no primeiro ano da pandemia de Covid-19.
Em 2021, ainda nesse contexto, a quarta edição do Dia sem Pressa aconteceu em forma de curadoria de informação sobre o slow living durante o período de isolamento. O Desacelera SP confeccionou um inventário como uma oportunidade de revisitar essa história e se reconhecer nessa caminhada pandêmica que nos forçou a parar e encarar esse tema com mais intensidade e urgência. Esse inventário contribuiu para a construção de um catálogo que apresenta as principais iniciativas dos integrantes da rede caracol.
Em 2022, após 5 anos de história, o Dia Sem Pressa no modelo presencial renasce em novos formatos. Nesse mês de setembro, vamos retornar integrados no evento Vila Buarque Solidária que é bimensal.
Sábado, dia 10 de setembro, vamos oferecer algumas atividades para desacelerar na praça. Este ano, nosso mote é “Desacelerar é para todos/as”.
Vamos fazer uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar este dia e a permanência das atividades do DesaceleraSP, que é uma iniciativa 100% voluntária.
Entenda aqui as modalidades de colaboração.
O DIA SEM PRESSA é o primeiro Festival da Cultura SLOW do Brasil
O Dia sem Pressa é o primeiro festival da cultura slow do Brasil, um evento que tem como objetivo mostrar que é possível desacelerar nas grandes cidades ao proporcionar espaços de consciência, convivência e experiência.
As duas primeiras edições do Dia sem Pressa (realizadas em 2018 e 2019) foram grandes eventos presenciais, realizados em São Paulo.
Por conta das medidas de isolamento social, a terceira edição do Dia sem Pressa, realizada em 2020, foi o dia sem telas, uma convocação para pensarmos na pausa e na convivência necessárias diante do excesso de interações mediadas por tecnologias no primeiro ano da pandemia de Covid-19.
Em 2021, a Rede DesaceleraSP confeccionou um catálogo que apresenta as principais iniciativas de seus integrantes neste período. A 4a edição do Dia sem Pressa acontece em forma de curadoria de informação sobre o slow living durante o período de isolamento.
Em 2022, vamos realizar a 5a edição do evento integrado ao Vila Buarque Solidária.
Sobre o Dia sem Pressa
Realizado em setembro, na virada para a primavera, o evento tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a ideia de uma vida desacelerada na cidade.
Há cinco anos, o Dia sem Pressa mobiliza uma rede de cerca de 90 parceiros do Desacelera SP na cidade de São Paulo.
São pessoas, coletivos, projetos, organizações e iniciativas que atuam juntas para o apoio, a formação, o intercâmbio e a ação com o objetivo de fortalecer o movimento slow.
A primeira edição foi realizada em setembro de 2018, reunindo cerca de 1,3 mil pessoas na Unibes Cultural (Zona Oeste da cidade). A segunda edição aconteceu no dia 28 de setembro de 2019, também na Unibes, reunindo mais de 2 mil pessoas. Em 2020, em função da pandemia, o Dia sem Pressa virou o “Dia sem lives“, chamando a atenção das pessoas para a necessidade de desconexão.
Saiba mais sobre o Dia sem Pressa.
Veja fotos e vídeos das edições do evento.
Edição 1 – 2018 – São Paulo precisa de uma pausa
Edição 2 – 2019 – Consciência, convivência, experiência
Edição 3 – setembro de 2020 – Dia sem Telas
Edição 4 – 2021 – Catálogo Slow Living