‘Como ensinar a lentidão’

‘Como ensinar a lentidão’

maio 8, 2021 0 Por Michelle Prazeres

Artigo de Claudia Taddei, terapeuta integrativa e parceira da Rede Desacelera SP.

Em tempos de produtividade, competitividade em que falta tempo para tudo, há grupos – como o Desacelera SP – procurando oferecer um novo modus operandi mesmo no centro das grandes e pulsantes metrópoles, um modo desacelerado de vida. Em alguma medida isso pressupõe uma desaprendizagem, deixar de lado ‘valores’ como funcionar perseguindo metas, fazendo diversas coisas ao mesmo tempo ou ainda fazer sem parar nunca. Esse modo de vida tem afetado profundamente a nossa saúde integral – física, emocional e mental –, as relações sociais e o trabalho.

Se há algum nível de conscientização quanto à necessidade de mudar hábitos entre os adultos, como será que isso acontece com crianças e jovens? Como eles são afetados por esse tempo acelerado?

Um dos efeitos que o uso excessivo e desregulado da tecnologia nesta faixa etária causa é que o comportamento multitasking tem se tornado a normalidade. Realizar várias tarefas ao mesmo tempo, inclusive permanecer no celular enquanto estuda ou conversa é quase comum. Esse hábito pode afetar funções cerebrais como o armazenamento de informações de longo prazo, além de gerar ansiedade. Curioso pensar que aceleração parece estar encurtando as nossas funções cerebrais. Na tentativa de ‘fazer atalhos’ para o aprendizado crianças e jovens deixam de aprender e tem substituído o desenvolvimento de conhecimento ou da função reflexiva pela ‘incorporação de conteúdos’. Estaríamos vivendo a época do fast-learning?

Aos adultos é sugerido mudar de hábitos, desaprendendo alguns e criando novos. Já as crianças em desenvolvimento criam e adquirem hábitos que respeitem o seu desenvolvimento, harmônicos com sua idade e sua individualidade. Adolescentes e jovens se encontram numa fase da vida de consolidar hábitos, igualmente favoráveis ou desfavoráveis ao seu desenvolvimento saudável.

O desenvolvimento infanto-juvenil acontece a todo tempo e para que qualquer função interna ou experiência vivida seja integrada, incorporada é preciso de tempo interno, pausa e respiro. Exatamente aquilo que os adultos estão precisando reaprender para viver melhor. O tempo interno de desenvolvimento parece estar em competição ou em conflito com o excesso de estímulos e as incessantes tarefas. O crescimento e desenvolvimento é algo intrínseca as crianças e jovens que acontece continuamente e precisam ser nutridos, uma chave interna que não se desliga. Por outro lado, o botão do computador e do celular possui um modo OFF que pode ser acionado por nós quando assim decidirmos.

Quando trabalho com práticas corpo-mente (yoga, meditação ou mindfulness) com crianças e jovens percebo que mais importante do que o conteúdo proposto é entrar em sintonia com eles e procurar a cada aula retomar o seguinte ponto: Como fazer sem pressa? Quais as qualidades das ações lentas e desaceleradas? Percebo que preciso justamente de tempo para permiti-los reconhecer e incorporar essa qualidade de ação, quiça voltando a se harmonizar com seus desenvolvimentos.

Me coloco numa postura de observadora ativa e passo a me guiar pelo tempo interno de desenvolvimento e aprendizado de cada um. Preciso trazer na qualidade da aula exatamente aquilo que eles precisam aprender e é também os objetivos dessas práticas: movimentos lentos ou estáveis para incorporar e integrar; tempo para respirar e metabolizar. Assim são eles que me ensinam como soltar toda e qualquer imagem prévia que eu possa trazer e como me abrir a espontaneidade do movimento que me apresentam. Respondendo em harmonia com o ‘tempo de desenvolvimento’ deles trago em qualidade a essência aquilo que buscamos semear como efeitos: estados de calma, novas compreensões de si, mais resposta de relaxamento, melhor atenção, coerência entre pensar e agir, enfim cultivar o sentir-se e estar bem.   

Não se pode fazer desabrochar uma flor com as mãos. Crianças e jovens precisam de tempo para reconhecer e se sintonizar com seus tempos internos e assim se desenvolverem de maneira saudável.

Claudia Taddei é Yogaterapeuta especializada em gestantes, crianças e jovens e Terapeuta Sistêmica. Integra o Movimento Desacelera SP e organiza o projeto Cuidado Coletivo na escola de seus filhos.

@claudia.taddei.yogaeterapia