26/9: Dia sem lives | Um convite a desacelerar

No próximo dia 26 de setembro, o Desacelera SP não vai realizar o Dia sem Pressa. A terceira edição do evento, que é o primeiro festival da cultura slow do Brasil, estava prevista para esta data. Por conta das medidas de isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus, o evento não poderá acontecer como nos últimos dois anos.

“O evento tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a ideia de uma vida desacelerada na cidade. Nós avaliamos que não faria sentido transpor a ideia do evento presencial para o virtual, porque a essência do evento é a promoção da experiência, da convivência e da consciência. Avaliamos que o formato virtual dificilmente cumpriria este objetivo integralmente e nos ocorreu a ideia de fazer um “desevento”: convidar as pessoas para um dia sem livres, sem telas, um dia offline, um dia para desconectar dos dispositivos e fazer uma pausa”, explica Michelle Prazeres, idealizadora do Desacelera SP e do Dia sem Pressa.

A intenção é honrar a data do evento, que acontece sempre no último final de semana de setembro, perto da chegada da primavera e também mobilizar as pessoas para um tempo de reflexão sobre a desaceleração.

Para isso, o movimento criou uma página, onde vai oferecer uma curadoria de conteúdos relacionados a uma vida mais simples e desacelerada na cidade e também vai coletar relatos de experiências vividas em um dia de pausa.

Há três anos, o Dia sem Pressa mobiliza uma rede de cerca de 90 parceiros do Desacelera SP na cidade de São Paulo. São pessoas, coletivos, projetos, organizações e iniciativas que atuam juntas para o apoio, a formação, o intercâmbio e a ação com o objetivo de fortalecer o movimento slow

O DIA SEM PRESSA é o primeiro Festival da Cultura SLOW do Brasil. A primeira edição foi realizada em setembro de 2018, reunindo cerca de 1,3 mil pessoas na Unibes Cultural (Zona Oeste da cidade). A segunda edição aconteceu no dia 28 de setembro de 2019, também na Unibes, reunindo mais de 2 mil pessoas.