Educar sem pressa: desafios diante da aceleração social do tempo

Este encontro tem como objetivo refletir sobre os desafios apresentados pela cultura da velocidade à educação; e pensar em possibilidades e saídas individuais e coletivas a estas questões que emergem da nossa prática educativa cotidiana.

Como a aceleração social do tempo tem impactado a sua prática educadora? Que desafios se apresentam no seu cotidiano na relação com seus colegas, superiores, comunidade escolar, pais, mães, cuidadores e alunos?

Vivemos em uma sociedade veloz que, simultaneamente, reconhece esta velocidade como violência, mas a valoriza como ideal positivo. É desejável ser rápido, chegar antes, ser ágil. E, ao mesmo tempo, estamos todos cansados, exaustos e correndo.

Diante desta realidade, algumas questões se impõem: esta aceleração da vida é compatível com o tempo da educação? Que tempo é este? O tempo da reflexão precisa ser preservado? Ou vivemos uma época em que a reflexão é feita em outras temporalidades? E a educação na infância? Respeita o tempo das crianças pequenas? Quais são as forças que aceleram a educação? As crianças estão sendo apresentadas – cada vez mais cedo – a lógicas e dinâmicas de aceleração, conectadas ao consumo infantil, ao uso das tecnologias e ao letramento precoce?

Como compreender esta realidade, acolher os desafios que ela apresenta e garantir que o processo educativo seja significativo e humano?

Realização conjunta
Desacelera SP

Conteúdo programático:

1) Apresentação e expectativas;

2) Colheita: Quais os maiores desafios que você enfrenta no seu dia a dia como professor(a) / educador(a) relacionados ao tempo? A que forças (sociais) você as atribui (mídia, família, tecnologias, mercado, políticas públicas, trabalho, etc)?
Produção de mapa visual

3) Exposição: conceitual conectada com o mapa: convivência, tempo da educação e tempo da pressa, consciência temporal. Como o slow e o bem viver podem apoiar a reflexão sobre o tempo da educação?

4) Exercício: Cada grupo escolhe um desafio para validar, aprofundar, qualificar.
Perguntas orientadoras: como os conceitos apresentados podem inspirar sua prática, para vencer o desafio escolhido?

5) Apresentação: dos grupos para os desafios apresentados
Produção de mapa visual

6) Síntese e amarrações

7) Avaliação e encerramento