Bela Gil: o mundo está acelerado e cabe a cada um determinar o ritmo para a sua vida

Em entrevista exclusiva para o Desacelera SP, a chef de cozinha natural e apresentadora de TV, que prega a alimentação consciente e saudável, afirma que cada pessoa deveria poder determinar seu próprio ritmo de vida. E que este comportamento pode desencadear transformações significativa no entorno: “se você começa a se comportar dessa maneira, mais devagar, talvez o seu vizinho ou sua família perceba as vantagens e adote também. Assim, não será você mais a pessoa devagar e sim aquele inserido num ritmo de vida vivido por outros”, afirma.

Quando questionada sobre como desacelerar diante da correria do dia a dia, ela não hesita: “vá para a cozinha preparar um refeição. Não precisa ser todos os dias, mas é uma maneira de você se sentir mais conectado, responsável e independente”. E finaliza: “cozinhar é – mais que tudo – libertador”.

Leia abaixo a íntegra da entrevista de Bela Gil ao Desacelera SP.

Mais sobre Bela Gil na rede
http://www.belagil.com/
https://www.facebook.com/belagiloficial/

 

Desacelera SP: A nossa iniciativa está conectada aos propósitos do Movimento Slow. E percebemos que a sua prática na cozinha também está muito conectada aos valores deste movimento, seja no modo de cozinhar, seja na escolha dos ingredientes ou na luta por uma alimentação mais saudável, que respeite o tempo e o ritmo da natureza. Você vê esta conexão? Está articulada ao movimento de alguma forma?
Bela Gil: Sim, eu conheci o Slow Food há uns oito anos enquanto ainda morava em NY e foi uma incrível descoberta na minha vida. Mudou a maneira com a qual eu me relacionava com a culinária e a alimentação. Hoje, eu percebo que comer [de forma] saudável, comer comida natural é uma maneira de se conectar e preservar a natureza. Eu sou amiga do Carlo Petrini [jornalista italiano fundador do movimento Slow Food], já dei uma palestra na sua faculdade na Itália e faço parte do Convivium no Rio.

Desacelera SP: Além de sua atuação na cozinha, percebemos alguns valores do movimento em outras práticas, relacionadas à medicina natural, à manufatura de seus próprios cosméticos. Qual a sua opinião sobre o ritmo do mundo hoje, que muitas vezes nos impede de ter esta conexão e nos faz optar por recursos industrializados, artificiais para todos os setores da vida, desde a alimentação ao lazer?
Bela Gil: Acho que o mundo está super acelerado, e cabe a cada um de nós determinar o ritmo que queremos para a nossa vida. Tem gente que acredita que cozinhar é perda de tempo, para mim é um investimento para a saúde e um cuidado maior com o planeta. Se você começa a se comportar dessa maneira, mais devagar, talvez o seu vizinho ou sua família perceba as vantagens e adote também. Assim, não será você mais a pessoa devagar e sim aquele inserido num ritmo de vida vivido por outros também. Acho que o problema está na mania que temos de nos preocuparmos muito com o que o outro tem a dizer de nós.

Desacelera SP: Desacelerar pode ser um estilo de vida (adotado por aqueles que fizeram a opção de seguir valores do movimento), mas também pode se traduzir em escolhas que podem mudar um dia. Não é preciso mudar completamente seu estilo de vida, mas é possível reservar alguns espaços na rotina para práticas mais desaceleradas e sustentáveis. Que dicas você daria para quem quer desacelerar e se alimentar e viver melhor?
Bela Gil: Vá para a cozinha preparar um refeição. Não precisa ser todos os dias, mas é uma maneira de você se sentir mais conectado, responsável e independente. Cozinhar é – mais que tudo – libertador.

Desacelera SP: Que relação esta reflexão sobre o tempo e o ritmo (da vida moderna, da natureza, das pessoas, das grandes cidades) tem com as suas escolhas e as suas práticas?
Bela Gil: Eu vivo num mundo super acelerado e trabalho com TV e internet, que são muito imediatistas. E vivo num ritmo acelerado, mas sei bem a hora de me recolher. Hoje em dia pratico meditação e exercícios físicos que estão sempre me trazendo para o eixo.

Desacelera SP: Sendo uma pessoa pública, você enxerga uma missão em divulgar estes valores e contribuir para que as pessoas tenham uma relação mais saudável com as suas vidas? Você acredita que elas podem ser mais felizes promovendo algumas mudanças e fazendo escolhas relacionadas a este modo de vida?
Bela Gil: Acredito que uma das vantagens de ser uma pessoa publica é o poder de disseminar informação, dicas e valores que eu acho importante e faço isso desde o meu primeiro programa na TV. Não levo isso como um missão para não carregar o peso de uma missão, mas faço isso, porque acredito que compartilhando informação posso ajudar muitas pessoas a enxergarem uma vida melhor dentro do seu dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.