Com mais aulas gravadas, cresce a turma que assiste à lição no modo rápido (entrevista à Revista Veja)

Nossa idealizadora, Michelle Prazeres, concedeu entrevista à repórter Julia Braun, da Revista Veja, sobre o hábito de estudantes de acelerarem as aulas em modo emergencial remoto. Original disponível aqui.

Com a pandemia e a obrigação de ficar em casa, esperava-se que a vida corrida entrasse no modo pausa. Em alguns aspectos, sobretudo nas atividades externas, entrou mesmo.

Mas dentro de casa a constante demanda por produtividade e a enorme quantidade de conteúdos disponíveis a um clique pressionaram nas pessoas a tecla contrária, a da aceleração.

Nas plataformas de streaming e nos celulares, os mais jovens, principalmente, embarcaram com entusiasmo no recurso que permite assistir a filmes e séries e escutar audiobooks em uma velocidade acima d…

De tanto ser usada no entretenimento, a técnica acabou fazendo a inevitável travessia para as aulas on-line gravadas pelos professores — uma modalidade que já tem até nome em inglês, speed watching.

Cientes da tendência, aplicativos como YouTube, Google Meet e Zoom já oferecem ferramentas ou extensões que permitem ajustar o tempo gasto com uma gravação.

Apertar o botão 2x, por exemplo, significa reduzir a duração do vídeo pela metade, com uma lição de uma hora sendo exibida em apenas trinta minutos. No 1,25x, ela dura 48 minutos, e no 1,5x, 40 minuto…

E posso dizer com tranquilidade que entendo perfeitamente os professores”, garante a carioca Mariana Barros, 22 anos, que cursa — a distância — engenharia de bioprocessos na Universidade Federal do Ri…

À primeira vista, acelerar aulas soa como um truque prejudicial ao aprendizado, mas não é bem assim. A ciência mostra que o cérebro humano padrão tem condições de se adaptar ao aumento de velocidade —…

Se usado corretamente (leia no quadro), o ritmo aumentado pode até resultar, por incrível que pareça, em ganho de conhecimento — não pela aceleração em si, mas pelo tempo que sobra para estudar.

Uma pesquisa da Universidade Stanford, na Califórnia, feita com base em mais de 6 000 alunos de cursos remotos, mostrou que aqueles que assistiram às videoaulas em modo 1,25x, ou 25% acima da velocida…

Mais: quem acelerou as exposições registrou menor taxa de abandono da classe e uso menos frequente da tecla de pausa, indicando maior concentração e interesse. “Não são todos os que se adaptam, mas no

“O processo de aprendizado é mais do que a transmissão de conhecimento. Ele engloba também a troca de ideias e a formação do senso crítico”, frisa Michelle Prazeres, professora da Faculdade Cásper Líbero.