Costura Afetiva

Com seus tecidos, tesouras, linhas e máquinas de costura, Aline Alves, à frente do seu Ateliê Céu de Pano, demonstra que costurar pode ser também um hábito revolucionário. Poesia, paz, autoconhecimento, intimidade, perspicácia e sublimação (alem de uma polidinha na autoestima) são frutos colhidos por seus aprendizes nas aulas de costura que ela, como uma fada, sai ministrando por São Paulo. Ao se acostumarem com termos como tecer, cortar, alinhavar, costurar e cingir, crianças e adultos, (homens e mulheres) vão não só vencendo desafios, que antes imaginavam insuperáveis, como (re)descobrem o prazer de produzir algo com as próprias mãos – para si ou para presentear um pessoa querida. Nessa entrevista, a costureira revela segredinhos da sua Costura Afetiva que não para de encantar e de dar pano pra manga.

 

Sobre tesouras, linhas, tecidos e máquinas de costura

Minha intenção é que todos que tenham essa vontadinha de costurar, de aprender a fazer algo com as próprias mãos, consigam desenvolver isso, não importa se com uma máquina de costura ou sem ela. Quando digo todos, incluo desde crianças com mais de 5 anos, adultos, meninos, meninas e ainda aqueles com mais idade, que sempre tiveram essa vontade, mas que, por conta de diversos motivos, não conseguiram tocar isso pra frente. Quando alguém manifesta o interesse por costurar, por, de alguma forma fazer parte desse meu mundinho colorido, eu fico encantada! Então basicamente pra mim essa pessoa já esta apta a aprender.

 

Entre linhas e crianças

Acredito que a vontade seja o elemento mais essencial, e que com ele tudo mais se torne simples e por isso mesmo, uma alegria de ser praticado. Nesse propósito, as crianças tem se mostrado minhas maiores fontes de inspiração e empenho. Acho incrível elas já demonstrem interesse por esse aprendizado e creio que quanto antes forem estimuladas..incentivas a criarem e a entenderem que podem realizar algo tão bacana com as próprias mãozinhas, melhor ainda. Crescem entendendo suas afinidades e praticando essa delicia que é costurar!

 

Costura Afetiva

É fazer o presente do dia dos pais escolhendo algo que saiba que ele precisa. É não ter que ir a um shopping porque nada lá vai ter tanto a carinha da criança quanto algo feito por ela. É poder costurar um vestido para a neta com os tecidos, cores e estampas que sabe que são os preferidos dela. Costura afetiva é pôr carinho em algo único, pelo fato de que está repleto de atenção e significado. Algo que jamais estará a venda em uma prateleira por ai. Além disso, é manifestar o afeto que tem por si próprio, por se permitir fazer algo pelas suas mãos, seja para presentear alguém querido ou somente para sair toda feliz desfilando com uma peça exclusiva.

 

Desacelera e aproxima

Costurar é mesmo super desacelerado, é daqueles prazeres gostosos que a gente pode ir saboreando ao longo dos dias até a chegada da próxima aula, pensando no projeto a ser feito, nas cores e aviamentos. De modo geral, costurar trabalha com a auto estima. Dá um super up conseguir fazer aquela peça bonita que parecia super complexa mas que com jeitinho se descobre ser simples, ou melhor, sermos capazes de fazer.

 

Costurar estimula a atenção, a criatividade. Com as crianças sobretudo melhora o relacionamento interpessoal (muitas fazem a aula com as irmãs ou com amiguinhas) a motricidade fina, o desenvolvimento da confiança em si e do raciocínio, porque participam de forma prática de cada etapa da costura, desde a escolha do projeto, aviamentos, tipos de pontos a serem usados… enfim, cada pedacinho de algo pensado por elas e para elas, até chegarem à peça pronta.

 

E então, como essa magia toda acontece?

As aulas ocorrem sempre na residência da criança ou adulto e duram aproximadamente 1h30min, para as individuais, e 2 horas para as feitas em duplas. Em cada uma se inicia e finaliza um projeto. Também podem ser realizados projetos mais longos, com duração de mais de uma aula.. tudo se conversa e dá-se um jeitinho. Todo material está incluso: máquina de costura, tesouras, linhas, tecidos e demais aviamentos.

 

Para saber como participar, basta enviar um email para: aline.alves@ceudepano.com.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.