Com os desbravadores, “correr em São Paulo” ganha outro significado. Desacelerado

São Paulo é uma cidade de passagem ou de contemplação? Para o grupo de curiosos e esportistas amadores Desbravadores de Sampa, a resposta veio das ruas e quebra mitos sobre a cidade mais acelerada do Brasil. Desde 2011, eles realizam atividades que dão um outro significado à expressão “correr em São Paulo”.

O grupo organiza corridas pela cidade, com paradas e reflexões em pontos históricos ou lugares a serem desbravados. “Nossos tours servem para que as pessoas se abram para a cidade e quebrem preconceitos”, conta o designer Hugo Leonardo Peroni, um dos idealizadores da iniciativa e hoje responsável pelo marketing. “Quantas vezes passamos a pé em uma rua e nos surpreendemos ao encontrar algo que nunca vemos por passarmos de carro?”, questiona.

As corridas são gratuitas e acontecem aos domingos pela manhã e sempre com um tema que as move. “Além de promover às pessoas conhecimento e mostrar as belezas de São Paulo, as corridas têm o objetivo de valorizar uma vida mais saudável”, conta a psicóloga Marina Pereira, uma das idealizadoras da iniciativa e hoje coordenadora e relações públicas. “Muitas pessoas estão doentes, depressivas e não saem de casa, por não terem companhias, por falta de motivação e os desbravamentos proporcionam esse bem estar”, explica. Marina e Hugo contam que as corridas ajudam também a criar círculos de amizades e que o exercício de contemplação e descobertas muda a relação com as pessoas e com o espaço da cidade. “A relação com o espaço público se torna um movimento de cuidado, pois quanto mais você frequenta um local, mais você cuida”, afirma Hugo.

Origem do grupo

O ‘Desbravadores’ surgiu há quatro anos com o objetivo inicial de utilizar a cidade como plataforma alternativa para treinamentos para corridas competitivas dominicais. Durante os treinos, os participantes observavam lugares, prédios e conteúdos novos pela cidade que apenas um olhar desacelerado conseguiria perceber. A corrida passou a ser vista também como uma possibilidade de observação lenta da cidade.

Hoje, a iniciativa é o único “running tour” de São Paulo. “Seu maior diferencial em relação à caminhada é que se consegue observar mais detalhes da cidade em um único dia”, conta Marina.

O público dos passeios é livre. “Muitos paulistanos são turistas, sendo que alguns deles não se permitem ter tempo para conhecer um parque, um museu, uma rua… E muitos não saem por acharem que tudo é perigoso”, explica Hugo. Para ele, o grupo ajuda a promover a abertura da cidade para essas pessoas, inclusive os turistas.

Os passeios são marcados e divulgados pela página dos Desabravadores e pelo Facebook. Os interessados se inscrevem e se encontram em um ponto de encontro combinado para realizar o passeio.

Desde 2011, já foram realizados mais de 30 eventos desbravadores sendo em sua maioria, corridas. Atualmente, o objetivo do grupo é promover uma visão nova da cidade de Sampa aos participantes que contemplam conhecimento e que estão dispostos a quebrar paradigmas como o medo da cidade e o preconceito com algumas regiões; e a preguiça dominical.

Serviço: Desbravadores de Sampa
Email: desbravadoresdesampa@gmail.com
Site: http://www.desbravadoresdesampa.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.