FÉRIAS: 15 dicas para desacelerar com as crianças

As férias escolares chegaram! Pensando na importância de as crianças passarem tempo em família, o Desacelera SP compilou algumas dicas de espaços, lugares e iniciativas que garantem a diversão e promovem a convivência afetiva na cidade de São Paulo.

Identificamos atividades pagas e gratuitas em  todas as regiões.

>> Tem alguma outra dica? Compartilhe com a gente! <3

1. Adalbertolândia
Parque localizado em Perdizes, aberto aos finais de semana. Gratuito.

2. Casa do Brincar
Espaço para a família, com atividades lúdicas e de desenvolvimento infantil, como música, arte, culinária e literatura. Aberto de segunda a sexta-feira das 9h00 às 18h00. Pago.

3. Mamuska
A casa reúne gente de todas as idades, com a proposta de pais e filhos se conectarem livremente. Programação de férias de 19/12 a 04/02 (recesso do dia 23/12 ao dia 08/01), de segunda a sexta das 9h às 18h. Pago.

4. Erê Lab
Criação e desenvolvimento de objetos de brincar, interagir e participar são as especialidades do espaço, que encontra na perspectiva da criança a essência de cada projeto.

Brincando no Pé5. Pé de Baraúna
Com propostas voltadas para faixas etárias específicas, como circo, musicalização, contação de histórias, prática de idiomas e outras atividades, o espaço promove a brincadeira, o descanso e o resgate de tradições. De segunda à sexta-feira, das 08h30 às 19h (consulte agenda de férias). Pago.

6. Centro Paulus
Em meio à exuberante Mata Atlântica, o Centro Paulus promove e fomenta o turismo ecológico por trilhas Centro Pauluse cachoeiras, o turismo rural sustentável, o cicloturismo e outras atividades que utilizam de forma responsável o patrimônio natural e cultural do bairro de Parelheiros. Consulte disponibilidade. Pago.

7. Sítio Humanaterra
Literalmente com o pé no chão e a mão na massa – sentindo o solo, respirando ar puro –, o Sítio HumanaTerra oferece atividades que estimulam e promovem a educação para a sustentabilidade. Consulte programação de férias. Pago.

8. Praça das Corujas
A Praça das Corujas tem entre seus atrativos a Horta das Corujas, ação comunitária experimental localizada em generoso espaço público, no meio da capital, cuja proposta é criar estimular o convívio social e a educação ambiental. Aberto diariamente. Gratuito.

9. Parque da Água Branca
Dedicado a associações rurais, o Parque da Água Branca tem área de piquenique com mesas, salas de leitura, um pequeno aquário e animais soltos que fazem a alegria das crianças. Um passeio para um dia inteiro e para toda a família. De segunda a segunda, das 6 às 20h. Gratuito.

10. Brincando no Pé
Um espaço aberto, sem regras, que se modifica o tempo todo, como a natureza. Assim é o centro cultural para crianças Brincando no Pé. Tudo com muita troca e aprendizado, sempre repleto de significado. Consulte programação especial de férias. Pago.

11. Sabor de Sabor de FazendaFazenda
Com mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos, o viveiro Sabor de Fazenda oferece cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e o prazer de fazer seu próprio jardim de ervas. Pago.

12. Praças
A cidade oferece inúmeras praças; muitas delas equipadas com brinquedos à moda antiga. Na Zona Oeste, algumas dicas são: Praça “da Sabesp” (Perdizes); Praça Vitor Civita; Praça Nova Lapa; Praça John Lennon; Praça Boaçava; Praça Cyla Remundini e Praça Almir Ballestero. Para curtir um programa mais contemplativo, a Praça do Por do Sol é a pedida. Gratuito.

13. Unidades do Sesc
Diversas unidades são equipadas com brinquedotecas e espaços especialmente criados para as crianças no programa Sesc Verão. Muitas têm programação infantil com peças de teatro e agenda especial de férias do Projeto Sesc Curumin. O Sesc Pompeia é imperdível. Gratuito com algumas atividades pagas.

14. Bibliotecas públicas
As bibliotecas são uma boa pedida para aquele dias chovosos. A Monteiro Lobato e a do Parque Villa Lobos costumam ter programação especial de férias, com atividades lúdicas e contação de histórias. Consulte. Gratuito.

15. Catavento cultural
Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas são apenas alguns exemplos de como a criançada pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Gratuito.

Para mais dicas, o Desacelera SP recomenda o Guia Fora da Casinha e o Ebook de férias do Tempo Junto

Agradecimentos (mães que colaboraram com este post, dando dicas de lugares):

Alessandra Fontana
Andrea Scagliusi
Camila Souza Torelli
Cláu Aquino Adorno
Jamila Maia
Liliam Ferrarezi
Luciana Fukui
Vivi Schuch

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.