Dia sem Pressa | Um convite a desacelerar

2022 | 5a edição | Do bem estar ao bem viver: Desacelerar é para todos/as/es!

O DesaceleraSP convida você a contribuir com a campanha de financiamento coletivo para viabilizar a 5ª edição do Dia sem Pressa, o primeiro festival da cultura slow do Brasil.

Sua contribuição faz o Dia sem Pressa acontecer

Confira as modalidades de contribuição e as recompensas

Vamos ocupar a praça com atividades gratuitas e para todas as idades no sábado, dia 10 de setembro de 2002, em parceria com o Vila Buarque Solidária, de São Paulo.

O Vila Buarque Solidária é periódico e está em sua terceira edição. O evento acontece sempre na Praça Rotary (centro de São Paulo), on de está localizada a Biblioteca Monteiro Lobato. O objetivo do encontro é povoar o território, sensibilizar as pessoas para questões locais, incentivar a ocupação cidadã dos espaços públicos do bairro e deixar legados para promover a melhoria da convivência no espaço.

Estes são ideais totalmente alinhados com o Dia sem Pressa e o DesaceleraSP, que buscam promover a consciência, a experiência e a convivência na cidade.

Programação

O Vila Buarque Solidária começa às 10h e vai até às 17h com a seguinte programação:

10h às 14h: Bordando um projeto de bairro acolhedor para todos. 

10h às 14h: Brincadeiras de Rua.     

10h às 11h: Yoga para a família        

7h às 11h30: Futebol |Meninas da Vila                                

10h às 18h: Feira Ofício

Exposição Bicentenário da Independência do Brasil

10h30 às 12h: Dança Circular

11h às 12h: Oficina Identificação de Árvores da Praça                                          

12h  às 14h: Customizar, Personalizar, Reciclar, Brincar…o Tingimento Vegetal  como inspiração

12h às 13h: Jogos/Recreação

12h às 17h30: Venda de Orgânicos

12h às 17h30: Venda de Composto Orgânico para plantio

13h30 às 15h: Cecílias e Buarques | Ocupação espontânea do espaço                   

14h30 às 16h30: Oficina Montagem de Composteiras para pequenos espaços

14h30 às 16h30: Mandalas: a boca da alma

15h às 17h: Mesa da biodiversidade

16h: A Esmola Cantada e o Samba Chula “Raízes” de Acupe. Com os Sambadores (eiras) do Recôncavo Baiano                                                                   

Atividades da Rede DesaceleraSP

A Rede DesaceleraSP está oferecendo quatro atividades no evento. Para viabilizá-las, estamos realizando esta campanha de financiamento coletivo. Os recursos serão destinados à compra de materiais e ao pagamento das pessoas responsáveis pelas atividades.

Abaixo, listamos os horários, a descrição de cada uma e os/as parceiros/as que vão realiza-las:

10h às 11h: Yoga para a família (Biblioteca Monteiro Lobato)

11h às 12h: Oficina Identificação de Árvores da Praça | UNA Transforma (Marquise)

12h às 14h: Customizar, Personalizar, Reciclar, Brincar…o Tingimento Vegetal  como inspiração | Revolução Artesanal (Espaço 2)

15h às 17h: Mesa da biodiversidade | Espaço ZYM, Slow Food (Marquise)

Para viabilizar estas atividades, a produção e organização do evento, a nossa meta é de R$ 6 mil.

Um pouco de história

O Dia sem Pressa é o primeiro festival da cultura slow do Brasil! Em 2018, a iniciativa DesaceleraSP realizou seu primeiro evento com o convite São Paulo precisa de uma pausa e reuniu mais de mil pessoas,coletivos, projetos, organizações e iniciativas que se conectam com o movimento.Contando com uma campanha de financiamento coletivo, essa ação reverberou no encontro de muitas pessoas que vem buscando desacelerar na cidade grande.

No ano de 2019, nos tornamos uma rede robusta e potente envolvida na construção da segunda edição do evento. Ambos os anos (2018/2019), o local que sediou nossa programação foi a Unibes Cultural e sua realização era planejada para o mês de setembro, na virada da primavera. E, novamente, com o apoio de campanhas e colaborações dessa rede já formada, pudemos oferecer um dia com inúmeras possibilidades de relaxamento, pausa, presença e troca (de forma gratuita). O tema, dessa vez, foi Consciência, convivência, experiência e mais de 2 mil pessoas de todo o Brasil passaram pelo nosso evento. Foi grandioso e histórico esses encontros!

Em 2020, por conta das medidas de isolamento social, a terceira edição do Dia sem Pressa, foi o dia sem telas, uma convocação para pensarmos na pausa e nas convivências necessárias diante do excesso de interações mediadas por tecnologias no primeiro ano da pandemia de Covid-19.

Em 2021, ainda nesse contexto, a quarta edição do Dia sem Pressa aconteceu em forma de curadoria de informação sobre o slow living durante o período de isolamento. O Desacelera SP confeccionou um inventário como uma oportunidade de revisitar essa história e se reconhecer nessa caminhada pandêmica que nos forçou a parar e encarar esse tema com mais intensidade e urgência. Esse inventário contribuiu para a construção de um catálogo que apresenta as principais iniciativas dos integrantes da rede caracol.

Em 2022, após 5 anos de história, o Dia Sem Pressa no modelo presencial renasce em novos formatos. Nesse mês de setembro, vamos retornar integrados no evento Vila Buarque Solidária que é bimensal.

Sábado, dia 10 de setembro, vamos oferecer algumas atividades para desacelerar na praça. Este ano, nosso mote é “Desacelerar é para todos/as”.

Vamos fazer uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar este dia e a permanência das atividades do DesaceleraSP, que é uma iniciativa 100% voluntária.  

Entenda aqui as modalidades de colaboração.

O DIA SEM PRESSA é o primeiro Festival da Cultura SLOW do Brasil

O Dia sem Pressa é o primeiro festival da cultura slow do Brasil, um evento que tem como objetivo mostrar que é possível desacelerar nas grandes cidades ao proporcionar espaços de consciência, convivência e experiência.   

As duas primeiras edições do Dia sem Pressa (realizadas em 2018 e 2019) foram grandes eventos presenciais, realizados em São Paulo.

Por conta das medidas de isolamento social, a terceira edição do Dia sem Pressa, realizada em 2020, foi o dia sem telas, uma convocação para pensarmos na pausa e na convivência necessárias diante do excesso de interações mediadas por tecnologias no primeiro ano da pandemia de Covid-19.

Em 2021, a Rede DesaceleraSP confeccionou um catálogo que apresenta as principais iniciativas de seus integrantes neste período. A 4a edição do Dia sem Pressa acontece em forma de curadoria de informação sobre o slow living durante o período de isolamento.

Em 2022, vamos realizar a 5a edição do evento integrado ao Vila Buarque Solidária.

Sobre o Dia sem Pressa

Realizado em setembro, na virada para a primavera, o evento tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a ideia de uma vida desacelerada na cidade.

Há cinco anos, o Dia sem Pressa mobiliza uma rede de cerca de 90 parceiros do Desacelera SP na cidade de São Paulo.

São pessoas, coletivos, projetos, organizações e iniciativas que atuam juntas para o apoio, a formação, o intercâmbio e a ação com o objetivo de fortalecer o movimento slow.

primeira edição foi realizada em setembro de 2018, reunindo cerca de 1,3 mil pessoas na Unibes Cultural (Zona Oeste da cidade). A segunda edição aconteceu no dia 28 de setembro de 2019, também na Unibes, reunindo mais de 2 mil pessoas. Em 2020, em função da pandemia, o Dia sem Pressa virou o “Dia sem lives“, chamando a atenção das pessoas para a necessidade de desconexão.

Saiba mais sobre o Dia sem Pressa.

Veja fotos e vídeos das edições do evento.

Edição 1 – 2018 – São Paulo precisa de uma pausa

Edição 2 – 2019 – Consciência, convivência, experiência

Edição 3 – setembro de 2020 – Dia sem Telas

Edição 4 – 2021 – Catálogo Slow Living