Dia sem Pressa | Dia sem lives | Dia de pausa

Este ano, em função das medidas de isolamento social, recomendadas por conta da pandemia do novo coronavírus, o Dia sem Pressa será um desevento. Um não evento. Ou um evento que vai acontecer em casa um(a), em cada casa, em casa espaço. Nosso convite é para um desacelerar sem telas, sem lives, sem ao vivo, sem online.

Se você se sentir convidado(a), desconecte-se das telas neste dia, faça uma pausa e mande para nós seu relato. Vamos fazer uma página com as histórias de pausa que chegarem até nós.

Esta página será também um espaço de curadoria de produções, reflexões e dicas que os(as) parceiros da Rede Desacelera SP estão produzindo ou já produziam neste período desde março de 2020.

Não nos reuniremos em um espaço físico único como nas outras edições, mas esta foi uma forma que encontramos para honrar a data do Dia sem Pressa e as propostas do nosso movimento: trazer consciência, convivência e experiências de slow living (ou do viver sem pressa) para seguir expandindo a ideia de desacelerar.

Saiba mais sobre o Dia sem Pressa

Edição 1 – 2018

Edição 2 – 2019

Edição 3 – setembro de 2020

No próximo dia 26 de setembro, o Desacelera SP não vai realizar o Dia sem Pressa. A terceira edição do evento, que é o primeiro festival da cultura slow do Brasil, estava prevista para esta data. Por conta das medidas de isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus, o evento não poderá acontecer como nos últimos dois anos.

“O evento tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a ideia de uma vida desacelerada na cidade. Nós avaliamos que não faria sentido transpor a ideia do evento presencial para o virtual, porque a essência do evento é a promoção da experiência, da convivência e da consciência. Avaliamos que o formato virtual dificilmente cumpriria este objetivo integralmente e nos ocorreu a ideia de fazer um “desevento”: convidar as pessoas para um dia sem livres, sem telas, um dia offline, um dia para desconectar dos dispositivos e fazer uma pausa”, explica Michelle Prazeres, idealizadora do Desacelera SP e do Dia sem Pressa.

A intenção é honrar a data do evento, que acontece sempre no último final de semana de setembro, perto da chegada da primavera e também mobilizar as pessoas para um tempo de reflexão sobre a desaceleração.

Para isso, o movimento criou uma página, onde vai oferecer uma curadoria de conteúdos relacionados a uma vida mais simples e desacelerada na cidade e também vai coletar relatos de experiências vividas em um dia de pausa.

Há três anos, o Dia sem Pressa mobiliza uma rede de cerca de 90 parceiros do Desacelera SP na cidade de São Paulo. São pessoas, coletivos, projetos, organizações e iniciativas que atuam juntas para o apoio, a formação, o intercâmbio e a ação com o objetivo de fortalecer o movimento slow.

O DIA SEM PRESSA é o primeiro Festival da Cultura SLOW do Brasil. A primeira edição foi realizada em setembro de 2018, reunindo cerca de 1,3 mil pessoas na Unibes Cultural (Zona Oeste da cidade). A segunda edição aconteceu no dia 28 de setembro de 2019, também na Unibes, reunindo mais de 2 mil pessoas.