A cultura, criada pelo homem, tem diversos símbolos para validar e dar sentido a uma sociedade que se modifica a todo momento. Dentre as convenções mais importantes, está o tempo. O documentário “Contra Tempos” é uma peça audiovisual jornalística que retrata como sete personagens percebem a passagem do tempo em suas rotinas, relacionando esta concepção à ocupação exercida por cada um.
A narrativa é construída por meio da intersecção de diálogos fundamentados em uma pesquisa bibliográfica que tem como tema “A percepção do tempo pelo homem na sociedade contemporânea”. A produção, com imagens e trilhas poéticas reflexivas, é também resultado de estudos sobre a linguagem do documentário e os principais autores relacionados à pesquisa pelo campo da semiótica.
Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, produzido em 2013 – São Paulo/SP
Autoras: Bruna Maniscalco, Carla Miskulin, Naya Whitaker e Thaisa Barcelo
Destacado como um dos cinco melhores trabalhos do Intercom Sudeste 2013, na categoria Produção Laboratorial em Videojornalismo e Telejornalismo.
Eleito o melhor TCC do curso de Jornalismo do Mackenzie, do segundo semestre de 2013, na categoria Produto Experimental.