Podcast Desacelera – Episódio 2 – “Vai passar?” A quarentena e crianças – com o pediatra Carlos Eduardo Correa

Vai passar?. “Para passar, é preciso estar entre. Este aqui e agora não é uma chegada. Ele é um momento entre situações”, uma travessia, que exige que nos humanizemos. O pediatra Carlos Eduardo Correa, o Kaká, conta como está vivendo este momento tão delicado da nossa existência, que nomeia como “um grande puerpério“.
Nessa gostosa conversa, a gente falou sobre esta metáfora, de estarmos atravessando um “pós-parto coletivo”. “Nunca vivemos diante de tanta incerteza. E diante da incerteza, sentimos medo. Para lidar com o medo, buscamos o controle como ferramenta”, diz Kaká.
Pai do José, de 6 anos, ele explica que as crianças estão sensibilizadas com tudo isso e que os adultos podem agir a partir das questões que as crianças apresentam, para que elas não tenham que lidar com mais informações do que precisam ou dão conta. Diante dos conflitos de tempo e ritmo que se apresentam em uma rotina que combina trabalho, tarefas domésticas e o cuidado com as crianças, os adultos estão aprendendo a dizer “não consigo, não dou conta, não posso agora” e as crianças estão aprendendo que podem esperar, viver o tédio, o ócio e a espera”.
Kaká também fala sobre encontrarmos a magia e o encanto nas cotidianices.
Como encontrar Carlos Eduardo Correa nas redes?
Perfil do Facebook
Página do Espaço Nascente

* Podcast Desacelera é apresentado por Michelle Prazeres, com produção e edição de Marie Naudascher. A trilha sonora é a música Num dia, cedida pelo cantor Chico Salem.

Ouça em: https://open.spotify.com/show/1XJg7GsFrrBkX3BtLcPIn0