Sua atenção não colapsou. Ela foi roubada.

Traduzi abaixo alguns trechos deste artigo publicado originalmente em inglês pelo The Guardian. Nós, do DesaceleraSP e de todo o movimento slow, temos chamado atenção para o fato de a desaceleração não poder ser uma prescrição individual. É preciso agir coletivamente. A atenção é um dos aspectos de nossa humanidade, que a cultura da velocidade e da pressa está corroendo. Segue o trecho do texto do The Guardian assinado por Johann Hari.

“O ex-engenheiro do Google James Williams – que se tornou o mais importante filósofo da atenção no mundo ocidental – me disse que eu cometi um erro crucial. A abstinência individual “não é a solução, pela mesma razão que usar máscara de gás dois dias por semana ao ar livre não é solução para a poluição. Pode, por um curto período de tempo, manter certos efeitos sob controle, mas não é sustentável e não resolve os problemas sistêmicos. ” Ele disse que nossa atenção está sendo profundamente alterada por enormes forças invasivas na sociedade em geral. Dizer que a solução era apenas ajustar seus próprios hábitos – prometer romper com seu telefone, digamos – era apenas “repassá-lo para o indivíduo”, disse ele, quando “são realmente as mudanças ambientais que realmente farão a diferença” .
Cheguei a acreditar que precisamos responder a essa invasão incessante de nossa atenção em dois níveis. O primeiro é individual. Existem todos os tipos de mudanças que podemos fazer em um nível pessoal que protegerão nosso foco. Eu diria que, ao fazer a maioria deles, aumentei meu foco em cerca de 20%. Mas temos que ser franco com as pessoas. Essas mudanças só o levarão até certo ponto. No momento, é como se todos nós estivéssemos recebendo pó para coceira sendo derramado sobre nós o dia todo, e as pessoas que derramam o pó estivessem dizendo: “Você pode querer aprender a meditar. Então você não coçaria tanto. ” A meditação é uma ferramenta útil – mas na verdade precisamos parar as pessoas que estão derramando pó para coceira sobre nós. Precisamos nos unir para enfrentar as forças que roubam nossa atenção e recuperá-la.

Isso pode soar um pouco abstrato – mas conheci pessoas que estavam colocando isso em prática em muitos lugares. Para dar um exemplo: há fortes evidências científicas de que o estresse e a exaustão arruínam sua atenção. Hoje, cerca de 35% dos trabalhadores sentem que nunca podem desligar seus telefones porque seu chefe pode enviar e-mails a qualquer hora do dia ou da noite. Na França, os trabalhadores comuns decidiram que isso era intolerável e pressionaram seu governo por mudanças – agora, eles têm o “direito legal de se desconectar”. É simples. Você tem direito a um horário de trabalho definido e a não ser contatado por seu empregador fora desse horário. As empresas que infringem as regras recebem multas pesadas. Existem muitas mudanças coletivas potenciais como essa que podem restaurar parte do nosso foco. Poderíamos, por exemplo, forçar as empresas de mídia social a abandonar seu modelo de negócios atual, que é projetado especificamente para invadir nossa atenção a fim de nos manter em movimento. Existem maneiras alternativas de funcionamento desses sites – que recuperariam nossa atenção em vez de hackea-la”.

Leia mais: