Boletim Desacelera – Número 29 – Junho de 2021

Para assinar o boletim e receber mensalmente por e-mail, cadastre-se no rodapé do site. 😉

OPINIÃO
Acelerar áudios do whatsapp: sintoma de nossa doença de velocidade
Claro que em muitas situações, esta funcionalidade vai nos “ajudar”. Mas existe uma ambivalência aí. Porque é justamente por fazer sentido em alguns casos, que o ato corre o risco de se tornar hábito e, aos poucos, se converter em “normal” ou “natural”.

Leia sem pressa o artigo de Mi Prazeres, Doutora em Educação, pesquisadora do ComHum (Cásper) e idealizadora do Desacelera SP

Por que estamos acelerando áudios no WhatsApp?
O problema não é a conversa. O problema é o transbordamento do trabalho para o espaço familiar. O problema não é a fala lenta do amigo, mas o imperativo da produtividade que parece colocar a relação com o outro como desperdício de tempo. Afinal, esse tempo desperdiçado ouvindo um áudio, será muito bem empregado mais adiante em… Em que mesmo?

Leia sem pressa o artigo de Issaaf Karhawi – Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e pesquisadora do COM+.

OPINIÃO
Não basta ser capitalismo consciente; a prática precisa ser consistente
Leia artigo sobre causewashing e a construção de Culturas de Cuidado, projeto da Escola do Tempo. “É legítimo que empresas invistam em causas para fazer o que chamam de “branding” (construção da marca) ou “marketing social” (divulgação da marca conectada a valores considerados positivos pelas pessoas), mas é um problema quando isso é tudo um belo discurso, sem conexão alguma com a prática. Ou seja: sem nenhuma consistência”.

Leia mais sem pressa.

NA MÍDIA
Com mais aulas gravadas, cresce a turma que assiste à lição no modo rápido
Reportagem da Revista Veja trata do hábito, comum entre alunos(as) de Ensino médio e Superior, de acelerar as aulas. Costume aumentou no contexto do ensino emergencial remoto, por conta das aulas gravadas em função da pandemia e das medidas de isolamento. Michelle Prazeres, do DesaceleraSP, concedeu uma entrevista à repórter e afirmou que – assistidas desta forma, as aulas comprometem o processo educacional: “o processo de aprendizado é mais do que a transmissão de conhecimento. Ele engloba também a troca de ideias e a formação do senso crítico”. Ela pondera, no entanto, que não podemos responsabilizar os alunos, mas sim, pensar por que eles estão precisando acelerar as aulas ou não vendo sentido em assisti-las ao vivo. 

LIVES
Para assistir sem pressa, algumas conversas que aconteceram no último mês
Conversa sobre comunicação autêntica na revista Coaching Brasil

Assista sem pressa aqui.

Conversa sobre “Tecnologias, comunicação e aceleração”, parte das Jornadas de Pós-Graduação – Impactos da Tecnologia Digital na Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.

Assista sem pressa aqui.

REFERÊNCIAS
Este mês, nossa dica de leitura é o livro “A vida não é útil”, de Ailton Krenak.

Acesse sem pressa outras referências sobre tempo, slow e vida simples.

AGENDA
Prática meditativa coletiva com tigelas tibetanas. Quartas-feiras, das 19h às 20h. Evento gratuito sábado dia 26/6 às 10h30. 

Quarta edição da formação internacional para o ensino de mindful eating do programa Eat for Life (MBES) com Lynn Rossy, PhD pelo Centro Brasileiro de Mindful Eating.
Inscrições abertas, para jornada adaptada em formato online.

Informações aqui.

Master Class – Praticando a parentalidade consciente. 19 de junho. Das 15h30 às 18h00. Pela plataforma Zoom. Um percurso reflexivo-vivencial por meio do qual se busca ampliar a percepção da função parental e do papel do cuidado, observando a parentalidade como uma prática e um processo contínuo e consciente de torna-se mãe/pai.

Informações, valores e inscrições aqui.

Confira as duas entrevistas publicadas recentemente:

Laura Tonini e a dança entre Comunicação e Corpo.
Ciça Costa, Bruno Andreoni e a Comunicação com Consciência.