30 dicas de como desacelerar no dia-a-dia

Muitas pessoas nos abordam com a seguinte questão: “Ok. Muito bonito tudo isso sobre desacelerar. Mas como posso desacelerar em uma cidade como São Paulo?”. Ou ainda, com a seguinte reação: “Mas eu gosto da minha vida corrida. Tudo que conquistei se deve ao meu estilo de vida”.

Por Michelle Prazeres

É preciso entender que, ao promover um modo de vida mais desacelerado, não estamos questionando as escolhas de cada um. Queremos apenas incentivar que as pessoas façam um uso consciente do tempo e que reflitam sobre as suas escolhas relacionadas a ele. 

Desacelerar pode ser adotar um estilo de vida, e mudar radicalmente; mas pode também ser um uso mais consciente do seu tempo, permitindo-se pequenas pausas ou tornando seus gestos e ações cotidianos mais lentos.

Veja no final deste post alguma dicas concretas de como desacelerar no seu dia-a-dia.

Todos nós temos 24 horas em um dia, mas cada um tem seu ritmo. Você já parou para pensar qual o seu?

O tempo acelerado da vida moderna (expresso especialmente na vida urbana nas grandes cidades) é um tempo externo, dado socialmente, em nome essencialmente da produtividade, da eficácia e da eficiência. Este tempo não é seu, nem nosso; e na maior parte das vezes nos pressiona a viver as urgências e não as prioridades. Todos nós aderimos a este discurso e a práticas cotidianas para nos sentirmos parte desta sociedade (fundamentalmente, porque ela nos exige, seja no trabalho, seja nas demais relações).

Quando paramos para pensar que podemos estar sofrendo uma violência, quando estamos – diuturnamente – nos sentindo reféns deste tempo, este é o primeiro passo para transformar esta realidade. E não é preciso mudar radicalmente de vida para isso.

degrade_06

Dicas para desacelerar

Claro que você pode se mudar para o interior ou para a praia, ou ir morar em uma ecovila ou em um co-living. Estas são possibilidades concretas, construídas por pessoas que querem mudar radicalmente seu estilo de vida e desacelerar. Para mudar de vida, você possivelmente teria que rever seus padrões de consumo e de status e decrescer. Esta é uma tendência que vem sendo praticada e estudada por muitos adeptos, e está associada a um movimento mundial.

No entanto, se você não quer fazer esta opção, mas se sente refém do tempo, pode promover pequenas mudanças no seu dia-a-dia para aliviar esta sensação.

Estas pequenas mudanças podem ser simples, e vão desde um tempo no seu dia para respirar e se alongar até acordar dez minutos mais cedo e fazer um trecho do seu percurso a pé; ou ainda cortar algumas horas de tela do seu dia, diminuindo o uso de celulares, computadores e televisão. Vale também brincar (com filhos, crianças ou amigos), cozinhar a sua própria comida (e a dica aqui é apostar nos ingredientes saudáveis e orgânicos) ou plantar um jardim. O que está em jogo é o uso do tempo de forma consciente e para coisas que são importantes para você. E quando você faz isso, a tendência é conhecer e respeitar mais o seu próprio ritmo e, deste modo, não se sentir refém da correria.

Ainda que a filosofia da desaceleração esteja hoje presente em vários campos, como o “slow food”, o “slow kids” ou as “slow cities”, para nós, desacelerar é, fundamentalmente, cuidar das relações com as pessoas, promovendo uma convivência mais afetiva. E, para isso, é preciso tempo, disponibilidade, escuta e olhar. E isso começa na relação de você consigo mesmo e com as pessoas mais próximas.

Algumas dicas concretas de como desacelerar no cotidiano*:

1. Fique alguns minutos a mais na cama, ao acordar;
2. Saia dez minutos mais cedo para seus compromissos, de modo que não tenha sempre a sensação de que está atrasado(a);
3. Faça apenas uma coisa de cada vez;
4. Escute o seu tempo interior. Perceba quando a velocidade de algo viola este tempo;
5. Esqueça o relógio quando não tiver compromissos com horários;
6. Desligue a televisão (ou pelo menos faça uma gestão do tempo que irá dedicar a ela por semana);
7. Tome um banho relaxante;
8. Caminhe pela rua (de preferência, contemplando o entorno, sem usar o celular ou outra tela);
9. Escute as pessoas;
10. Alongue-se;
11. Espreguice-se;
12. Conceda pausas a si mesmo;
13. Cozinhe;
14. Saboreie a comida que está comendo;
15. Fique um tempo sem fazer nada;
16. Invente um ritual;
17. Quebre uma rotina;
18. Respire…
19. Peça ajuda;
20. Ofereça a si mesmo uma massagem:
21. Crie um espaço que será seu “cantinho sagrado”
22. Fique só por alguns momentos; caso consiga, isole-se;
23. Tire cochilos:
24. Plante um jardim;
25. Brinque com as crianças;
26. Jogue com seus amigos;
27. Tome sol;
28. Contemple: o sol, a lua, as estrelas ou uma bela paisagem;
29. Saia da cidade;
30. Encontre e cumprimente seus vizinhos; conviva com eles;

Faça isso sem culpa…

 

 

* Adaptado e ampliado de “Caderno de exercícios para desacelerar quando tudo vai rápido demais” (RJ: Vozes, 2014)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.