FEITO À MÃO: conheça 7 iniciativas conectadas ao universo artesanal

FEITO À MÃO: conheça 7 iniciativas conectadas ao universo artesanal

maio 14, 2019 0 By desacelerasp_ye61i1

São feiras, festivais, grupos, espaços e eventos que buscam conectar projetos e pessoas preocupadas com outras formas de consumo e que valorizam o fazer artesanal e manual, os pequenos produtores, empreendedores e uma cadeia de produção mais justa e sustentável.
Por Malu Miserochi e Mi Prazeres

Para quem quer desacelerar a vida, sair das grandes cidades pode ser uma opção. Mas para quem não quer abrir mão de viver em São Paulo e ainda assim busca alternativas para ter uma vida menos apressada na grande metrópole, um movimento vem ganhando cada vez mais força por aqui: oslow living (viver sem pressa ou viver devagar).  

Uma das dimensões deste movimento é o consumo consciente, já que a esfera do consumo é uma das que mais alimenta o “mercado da pressa”. Na cidade de São Paulo, é possível encontrar diversas iniciativas conectadas com este movimento, que valorizam, divulgam e reúnem projetos, produtos e pessoas conectados em torno da ideia do universo artesanal.

Veja algumas delas, que o Desacelera SP listou. 

Dia sem Pressa

O evento, realizado anualmente, é o primeiro festival da cultura slow do Brasil. Tem como proposta reunir pessoas para conviver e experimentar uma vida mais desacelerada, entrando em contato com iniciativas que vêm construindo o movimento slow em SP.

Para saber mais: http://www.desacelerasp.com.br/diasempressa/

Festival do Fazer – um mundo feito à mão

O evento entrelaça fazeres manuais, lugares e pessoas. Com curadoria artesanal, as Oficinas do Fazer Manual trazem novidades nas técnicas artesanais do couro, arame, tintura em índigo, pães, aquarela, jóias, cosméticos e tantos outros universos, todos manuais. A edição deste ano será na Unibes Cultural nos dias 7 e 8 de junho.

Para saber mais: www.revolucaoartesanal.com.br/festival 

Festival Colher de Pau

Evento que pensa comida, empreendedorismo e educação como uma forma de mudar o mundo. Valoriza a história por trás de cada produto e tem o objetivo de ser uma ponte para estimular uma nova economia.

Para saber mais: https://www.facebook.com/colherdepaufestival/

Mercado Manual

Com eventos realizados periodicamente, a MANUAL é uma rede que reúne e empodera artesãos contemporâneos e incentiva o empreendedorismo criativo consciente.

Para saber mais: https://www.facebook.com/redemanual/

Jardim secreto

A feira é itinerante e recebe pequenos empreendedores de produtos artesanais. A iniciativa possui uma sede, no bairro do Bixiga.

Para saber mais: https://www.facebook.com/jsecreto/

Feira Alma

Feira Criativa de Pequenos Produtores, conectada à ideia do Consumo Consciente. Afirma apoiar “tudo que é feito à mão e alma”.

Para saber mais: https://www.facebook.com/feiraalma/

fair&sale

Festival que acontece em espaços públicos reunindo negócios criativos, gastronomia, projetos sociais e atrações culturais. Atualmente, é realizada uma vez por mês na Praça Cidade de Milão, ao lado do Parque Ibirapuera. Para saber mais: https://www.facebook.com/pg/fairesale