Dia sem Pressa propõe uma pausa para São Paulo

Dia sem Pressa propõe uma pausa para São Paulo

August 29, 2019 0 By Michelle Prazeres

Evento que acontece na Unibes em 28 de setembro promove experiências e vivências para uma vida mais desacelerada na cidade

Pergunte a qualquer paulistano ou paulistana se as 24 horas do dia são suficientes para se fazer tudo que é desejado e necessário. É provável que 100% das pessoas diga que gostaria de ter mais horas no dia. Ou que gostaria de ter menos pressa. De correr menos. De ter mais tempo para as pessoas que importam. E para fazer o que gosta e cuidar do bem estar e da saúde. Estresse. Depressão. Burnout.. Ansiedade. Os males da vida contemporânea na cidade parecem estar todos vinculados a nossa reação com o tempo. 
É preciso aprender a desacelerar antes de chegar a um limite. “Muitas pessoas nos procuram, porque vivem situações, como doenças ou perdas, que mostram para elas que elas deveriam ter outra relação com o tempo. Mas elas sempre chegam a uma situação traumática para transformar esta relação. O Desacelera SP busca educar as pessoas para que elas aprendam a desacelerar no seu dia a dia antes que um acontecimento as surpreenda ou uma doença as acometa”, explica a jornalista e professora Michelle Prazeres, idealizadora do movimento e curadora do Dia sem Pressa | SLOW Day, o primeiro festival da cultura slow do Brasil.
O Dia sem Pressa é um evento para desacelerar, conviver e conhecer as pessoas, projetos, iniciativas e empreendedores que estão construindo o movimento slow em São Paulo. A primeira edição foi realizada em setembro de 2018, reunindo cerca de 1,3 mil pessoas na Unibes Cultural (Zona Oeste da cidade).

segunda edição acontecerá no dia 28 de setembro de 2019, também na Unibes.

O evento é aberto e gratuito e contará com ampla estrutura composta por feira, espaço de alimentação, espaço para debates e reflexões, palco para vivências e atividades culturais, além de espaço para oficinas e espaço de brincar. “Este ano, o evento está mais maduro e robusto, com atividades que vão promover a experiência, a consciência e a convivência”, explica Michelle.

Sobre o Desacelera SP

Desacelera SP é a iniciativa idealizadora do Dia sem Pressa | SLOW Day; uma desaceleradora de pessoas e negócios. A partir da primeira edição do DIA SEM PRESSA, em 2018, articula a Rede Desacelera SP, um movimento de pessoas, projetos, organizações, empreendimentos e coletivos mobilizados pela construção de uma vida mais desacelerada na cidade.

Trabalha com processos de formação e reflexão; produção e curadoria de conteúdo; sensibilização e mobilização relacionados ao universo do movimento slow. “Nosso propósito é contribuir para a divulgação e a difusão de um estilo de vida mais desacelerado, em que sejam respeitados o tempo das pessoas, de forma que elas possam ser mais felizes, produtivas e saudáveis. O que nos move são as ideias de convivência afetiva (alicerçada na valorização das relações humanas com afeto, tempo, dedicação, franqueza e verdade); e de consciência temporal (que consiste na tomada das rédeas da relação com o tempo para melhores escolhas)”, explica Michelle.O movimento SLOW

Um movimento que milhares de pessoas vem fazendo ao redor do mundo: slow movementDesacelerar não é, necessariamente, ser devagar, mas prolongar o presente e viver sem pressa. É sentir o que se está fazendo com presença e atenção plena. É valorizar as relações e a convivência. É conectar(-se). 

Desacelerar é conviver, contemplar, refletir, deixar fluir, cuidar, brincar, desfrutar. É o resgate do natural, do orgânico, do artesanal. É vida simples, consumo consciente, economia criativa, solidariedade.

Desacelerar – em qualquer um destes campos – é sair do automático; parar e se perguntar quando a velocidade faz sentido e quando não faz.

Para saber mais

Programação: http://www.desacelerasp.com.br/diasempressa/
Evento no Face: https://www.facebook.com/events/413011295930371/
Campanha de doação: https://www.catarse.me/diasempressa