Desacelera SP promoverá oficina de ESCRITA AFETIVA no FESTIVAL DO FAZER

O Desacelera SP irá realizar, no dia 25 de maio, sexta-feira, das 14h às 17h, sua OFICINA DE ESCRITA AFETIVA como parte integrante da programação da terceira edição do FESTIVAL DO FAZER.

 

O Festival do Fazer é um momento de celebrar e coroar a cultura do fazer manual. Ao longo de 4 dias, serão oferecidos uma diversidade de fazeres manuais em formato de oficinas, para que cada um possa vivenciar o processo do fazer e se perceber no ato de dar forma e ser autor de sua criação, junto com outros fazedores. Um convite para experimentar, criar, e se descobrir como fazedor neste universo do fazer manual.

A escrita afetiva é um jeito de se colocar no mundo para narrar algo, alguém, alguma situação, algum ambiente, alguma organização, algum organismo. É um jeito de escrever entrando em contato com o que você narra e com você enquanto narra.

A escrita afetiva é um jeito de olhar – fazer – contar – refletir. Um método vivo, aberto, plural. É um exercício do sentido, do calor, do pulso, da vida que existe no objeto a ser (d)escrito, no ato de escrever e no produto da escrita. É pensar o que nos afeta e conseguir transpor estes afetos para o processo de escrever um texto, seja ele de que formato for.

A escrita afetiva é um convite a viver e nomear o vivido; a sentir e nomear o sentido; a afetar(-se) e nomear o afetado e afetivo. A luz deste (des)método é justamente a consciência da importância de mobilizar afetos, sentidos e humanidades para se relacionar com o objeto da escrita.

Na oficina, fazemos um convite à escrita afetiva a partir de uma reflexão sobre a relação dos(as) participantes com o tempo. Procedemos com um exercício de escrita fluida. E em seguida, realizamos uma reflexão em roda sobre os efeitos do exercício e os produtos da escrita.
Sentiu-se convidado(a) a estar com a gente?
Saiba mais sobre a oficina e sobre como se inscrever.