Desacelera SP participa do “Conexão Infância”

No último sábado, dia 21 de outubro, a convite do projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, Michelle Prazeres e Edu Cordeiro, representaram o Desacelera SP no encontro Conexão Infância, realizado no Instituto Brincante, em São Paulo.

O evento reuniu pais e mães produtores de informação, com o intuito de promover trocas e diálogos a respeito da publicidade voltada para crianças.
O Desacelera SP entende que a infância é tempo de brincar; e que a publicidade infantil contribui para o reforço de uma cultura de consumo que desloca as crianças de seu universo e as insere – de forma acelerada e precoce – em um mundo de competição e consumo.

Participantes do Conexão Infância.
Participantes do Conexão Infância.

Entenda

No dia 4 de abril de 2014 foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução 163/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda),que considera abusivo o direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança, pessoa de até 12 anos de idade, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Com a Resolução, fica proibido o direcionamento à criança de anúncios impressos, comerciais televisivos, spots de rádio, banners
e sites, embalagens, promoções, merchandising, ações em shows e apresentações e nos pontos de venda.
O texto versa também sobre a abusividade de qualquer publicidade e comunicação mercadológica no interior de
creches e escolas de educação infantil e fundamental, inclusive nos uniformes escolares e materiais didáticos.
Saiba mais aqui.