Semana Mundial do Brincar 2017: O Brincar que Encanta o Tempo

Vem aí mais uma Semana Mundial do Brincar (SMB). Chegou a hora de sensibilizar e mobilizar famílias, educadores e adultos de todas as idades para um período especial com as crianças. Neste ano, a SMB acontece entre os dias 21 e 28 de maio e o tema escolhido para inspirar a programação é “O Brincar que Encanta o Tempo”: um convite ao brincar que encanta o ritmo vital da infância e acompanha a sequencia da vida com imaginação, fantasia e experiências físicas e anímicas.

Se em 2016, a SMB tratou do espaço, do lugar, com o tema “O Brincar que Encanta o Lugar”, agora avançamos para o tempo, para que acumulemos conhecimento e reflexões essenciais nesse contínuo tempo-espaço, que pode e deve ser encantado na infância. A SMB propõe, por trás de toda a programação, que nos atentemos às pressões que muitas vezes recaem sobre a criança – a correria do dia a dia, o que é imposto – e que acaba atropelando seu desenvolvimento individual e único.

O tempo de brincar é o tempo da convivência, da descoberta, do sentir e se encantar pelo mundo, juntos, na convivência diária e movimentada da vida. E o ritmo torna o tempo saudável. Brincadeiras do dia e da noite, brincadeiras que acendem e agitam o corpo, brincadeiras que acalmam, brincadeiras para imaginar, para sonhar, para pular, para viver, para colocar o ritmo desses pequenos conectado aos ritmos da natureza. Vem com a gente, a SMB 2017 está imperdível!

Como a SMB funciona

A Semana é uma iniciativa da Aliança que acontece desde 2009 e está atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio, com uma grande mobilização social de voluntários, poder público e outros atores relacionados à infância em todo o país. Neste ano, o evento espera contar mais uma vez com uma programação diversificada nos núcleos da Aliança espalhados em diversos estados brasileiros, parceiros da iniciativa, como o Sesc, organizações sociais, escolas e prefeituras e quem mais tiver o interesse em promover uma ação sobre o tema em seus locais de convivência.

A SMB acontecerá em espaços públicos e privados, escolas, museus, ruas, praças, parques e outros. Onde existe espaço para crianças, adultos e brincadeiras é um possível lugar para a SMB. E reforçamos: a proposta é para todos e qualquer um pode participar promovendo ações ou prestigiando eventos em sua cidade. A Aliança pela Infância oferece todo o suporte de preparação com instruções e material de comunicação para divulgação.

As atividades promovidas variam de acordo com a localidade e os parceiros envolvidos. Em geral, são brincadeiras em espaço aberto, com música, arte, teatro, dança, circo, leitura, contação de histórias, manifestações culturais tradicionais e outras ações livres que trazem ludicidade aos lugares mais diversos. Estamos falando, especialmente, do brincar livre, com brinquedos não estruturados, para que as crianças se envolvam e se encantem durante o tempo das brincadeiras.

Sobre a Aliança

A Aliança pela Infância é um movimento, que atua em rede, com seus núcleos e com a sociedade civil organizada, cujo compromisso é inspirar, articular, sensibilizar e mobilizar as pessoas em torno das causas da infância. Na Semana Mundial do Brincar seu papel é de articular parcerias, pautar as discussões e atividades e dar estímulos conceituais e de conteúdo para que organizações, gestão pública e pessoas possam desenvolver atividades de brincar em todo o Brasil nesse período, de modo que estas se tornem também mais frequentes ao longo do ano.

Para saber mais acompanhe nosso site, página no Facebook e acesse também o Guia para a Semana Mundial do Brincar do ano passado. Fique de olho, mais sobre o tem do ano e todas as informações e programação ficarão disponíveis nesses canais de comunicação!