Curta Metragem Urbanus, de Priscila Fraguas

Desde que a nossa página entrou no ar, temos recebido, com muito carinho, reações e contribuições de leitores e leitoras, provocados pelas nossas questões sobre a relação com o tempo e o ritmo na cidade. A leitora Priscila Fraguas nos enviou, via redes sociais, o curta metragem “Urbanus”, que que ela mesma criou com seu celular.  

Conversamos com Priscila, que nos contou um pouco o que a inspirou a criar o vídeo: “Sempre pensei em como a vida em grandes centros urbanos nos faz deixar de lado pequenos momentos que são essenciais para nos fazer desacelerar. Sempre acreditei que quem para o tempo somos nós. Ele segue… Se não criarmos o hábito e nos permitirmos um presente todo dia, um minuto, um momento, um beijo, uma brisa, um carinho…o tempo vai…”, conta.

Priscila trabalha em uma produtora chamada Amorim Filmes e estuda Direção de Cinema na Academia Internacional de Cinema. O vídeo faz parte de um projeto do curso. “Quis mostrar que podemos – na loucura do dia a dia – parar e observar por alguns instantes os outros e nós mesmos: aproveitar uma música na rua, oferecer um beijo, comer em paz”, explica.

A tarefa era fazer o vídeo em pouco mais de um minuto. Seguidora do Desacelera SP, ela conta que a página a inspirou, e da reflexão sobre a vida na cidade, veio o título da obra. “Vivi em Nova Iorque um tempo e – mesmo na loucura de lá – as pessoas descem no almoço e se sentam com seus lanches nos parques. Por 30 minutos ou uma hora. Elas olham para o céu. Comem. Balançam os pés. Precisamos disso aqui nessa loucura de São Paulo. Temos que aprender a desacelerar. Urbanus é o que somos, mas nem por isso precisamos deixar que a loucura das cidades nos engula”, conclui.

E Priscila nos deixa uma provocação: “Precisamos refletir em que tipo de mundo queremos viver. Correndo ou aproveitando a vida?”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.