Livros, café, bolo e prosa…

Improvável. Eis o primeiro pensamento que pode vir à mente quando nos deparamos com uma livraria que, além de vender livros e discos, faz um bolo por dia. Mas alguns minutos de visita são suficientes para entender o conceito da Livraria Zaccara, que agrega livros, música, cultura, teatro, poesia, bolo, café, leitores e amigos na rua Cardoso de Almeida, em Perdizes, Zona Oeste de São Paulo. Uma livraria artesanal, que não seria outra coisa que não uma livraria.

O simbólico bolo cotidiano que, a depender do dia, pode ser de maçã com nozes, de laranja ou de cenoura com chocolate, é uma referência literal (e também metafórica) ao desejo e à paixão com que os proprietários Lucio e Cris Zaccara sentem em colocar a mão na massa para fazer, construir, pintar, organizar e realizar tudo que diz respeito ao espaço. Para o casal, que de fato construiu e decorou toda casa que abriga a livraria, o importante é ser feliz fazendo o que se gosta.

Fotos: Solano Diniz

Sem pressa nenhuma e com a felicidade cotidianamente diluída, a vida dos dois tem sido assim ao longo das três últimas décadas, desde quando, ainda na faculdade, se conheceram e sonharam em um dia construir um espaço como este. “Meu sonho era não ter empregados, nem patrão”, conta Lucio, explicando que não tem funcionários e que ele e Cris cuidam de tudo, desde servir as pessoas no café, até a iluminação, a ambientação e a venda de livros ou de ingressos, quando algum evento é realizado.

Absolutamente tudo aqui foi e é construção, esforço, suor do próprio rosto. Os móveis, as mesas, os bancos tudo foi feito por Cris, assim como a pintura e a aplicação das pastilhas da casa saíram das mãos dos dois. E o prazer que o casal sente está justamente nisso, nos pormenores, na deificação dos detalhes, no valor atribuído ao tempo e ao ritmo que permite a cada coisa, objeto ou livro encontrar seu lugar.  

Espírito contra-corrente

É assim nos 13 encontros que a Zaccara abriga por mês, entre saraus, exposições, grupos de leitura, shows, peças e debates, cuja “lotação” máxima é de 32 pessoas. Mas o espírito contra-corrente da dupla contribui para que esse número seja reduzido para felizardos 26 espectadores. “São grupos seletos. A casa comporta 32 pessoas, mas recebemos até 26”, brinca Lucio. Para eles, cada pessoa e cada grupo que passa aqui vão deixando novos registros em seu projeto: “Estes registros vão ficando e fazendo a livraria ficar mais densa. Eles são a alma da casa”, completa.

Do alto de um sonho que começou com uma loja de discos usados e equipamentos de som, e que hoje é referência por reunir música, livros, café, bolo e atividades artísticas, Lucio e Cris enfatizam o valor de sonhar e a importância de começar. “Quando você começa, o movimento vem; conforme você vai se mexendo, as coisas vão aparecendo”, diz Lucio, que nunca se identificou como comerciante, nem empresário.

Apaixonados pelos sentimentos que instigam as relações humanas, os mesmos que na sensibilidade de bons escritores viram argumentos para grandes romances, o casal encontra na livraria o tesouro de suas vidas. “As pessoas são minha relação com o mundo e com a vida”, diz Lucio. “Não tenho carro. Nunca tive relógio. Não me dou bem com máquinas. Meu negócio é conhecer pessoas e conversar”, completa. E dessas conversas saem os livros mais vendidos da Zaccara, que são os que eles indicam. Hoje, o mais vendido é o romance histórico “O rastro do Jaguar”, de Murilo Carvalho (Editora Leya Brasil, 2009).

“Aos poucos, fui entendendo que existem muitas formas de ser leitor”. E cada leitor recebe, na Zaccara, atenção e indicações especiais.

Livraria Zaccara
Rua Cardoso de Almeida, 1356 – Perdizes, São Paulo – SP
(11) 3872-3849
Site: www.livrariazaccara.com
Página no Facebook
Encontre no mapa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.